Prótese Removível Sobre Implantes

Prótese sobre Implantes

Prótese removível sobre implantes ou também chamada de over denture – São próteses totais retidas pelos implantes. Em alguns casos da prótese superior, podemos até remover todo o palato da prótese.

São indicadas para pacientes com dificuldade em utilizar uma dentadura comum, pois estas normalmente não possuem uma adaptação adequada, dificultando mastigação, fala, entre outros inconvenientes.

Prótese sobre implantes. Facilidade de Encaixe e Manutenção.
Prótese sobre implantes.

Já na Prótese sobre Implantes, temos uma estabilidade muito superior as das próteses totais convencionais, o que possibilita mais conforto e segurança ao sorrir, conversar e durante a mastigação, proporcionada pela sua melhor fixação. A retenção se dá por meio de attachments, encaixes ou imãs que são presos à Prótese e aos Implantes.

As próteses removíveis deverão ser removidas pelo paciente para higienização. O que é um procedimento bastante simples, que lembra o encaixe de botão de pressão.

Sua indicação está na dependência dos fatores ósseos e anatômicos, que contra-indiquem uma prótese fixa sobre Implante, como por exemplo grande perda de massa óssea interferindo na estética de uma prótese fixa, ou também por fatores econômicos, por serem de um custo muito inferior aos da prótese fixa.

Higienização das Próteses Removíveis Sobre Implantes

Deverá ser removida para limpeza sempre após ingestão de alimentos. Higienizar com escova macia, que facilite a limpeza das superfícies internas e sabão neutro ou sabonete. Evite usar pasta dental.

Processos de Higienização das Próteses sobre Implantes.
Higienização das próteses sobre implantes

Na região interna dos atachments ou encaixes, onde o acesso da escova dental é difícil, é necessária a utilização de escovas menores ou escovas unitufo do tipo usado para limpeza de aparelhos ortodônticos. É recomendado que a higienização seja feita sobre a pia com água ou uma toalha, para que se houver queda da prótese, esta não se danifique. Remover bactérias, fungos e restos de alimentos do aparelho é tão importante quanto a limpeza do rebordo e dos dentes naturais.

Os pacientes com dificuldade motora para higienização da prótese, podem utilizar substancias químicas existentes no mercado. Os melhores produtos são os peróxidos alcalinos, na forma de pastilhas efervescentes ou pó que quando diluídos em água liberam oxigênio, limpando a prótese. Apresentam ainda ação antimicrobiana e removem as manchas.

Idealmente, entre 6 meses até um ano, o paciente deverá procurar seu Cirurgião Dentista que realizou o procedimento para fazer acompanhamento clínico e radiográfico, para manter sua prótese e saúde bucal sempre em dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *