Harmonização do sorriso

Harmonização do sorriso

Os tratamentos ortodônticos atuam deixando todos os dentes corretamente alinhados, contudo isso nem sempre significa que o sorriso do paciente esteja em harmoniza com sua face.

LEIA MAIS:
Reabilitação do sorriso: mude sua vida e volte a sorrir
Ortodontia: conheça os tipos e benefícios

Em casos como esse, a harmonização do sorriso é a grande solução. O tratamento, composto por diversas técnicas odontológicas, vem se destacando dentro do ramo da odontologia devido aos resultados positivos que apresenta.

O que é a harmonização do sorriso?

A harmonização do sorriso, ou harmonização orofacial, é um tratamento odontológico que tem por objetivo promover o equilíbrio das questões funcionais com a estética da face.

Por meio de técnicas e procedimentos específicos, o cirurgião dentista corrige determinadas imperfeições que afetam o resultado estético do sorriso do paciente.

Como exemplo de tratamento de harmonização orofacial, podemos citar a aplicação de toxina botulínica, ácido hialurônico e a bichectomia.

Além disso, é preciso ressaltar que nenhum desses tratamentos se trata de uma cirurgia e todos são realizados por meio de procedimentos pouco invasivos que visam a correção estética.

Tipos de tratamento

  • Botox

A aplicação da toxina botulínica, mais conhecida como “botox”, é uma das técnicas principais dentro da harmonização do sorriso.

O processo é pouco invasivo, seguro, sem comprometimento motor ou vascular e confere mais firmeza para a pele. Entretanto, mesmo se tratando de um procedimento seguro, é necessário buscar um profissional especializado e capacitado, no caso um cirurgião dentista, em procedimentos de harmonização orofacial.

O preenchimento aplicado pelo cirurgião corrige imperfeições como rugas, sorriso gengival, posição da sobrancelha e até o lifting da face. Com a correção dessas imperfeições, o sorriso e a face ficam mais simétricos e harmônicos, trazendo ao paciente bons resultados estéticos.

  • Ácido Hialurônico

A aplicação do ácido hialurônico é utilizada para minimizar o popularmente conhecido “bigode chinês”, além de diminuir o contorno e o volume dos lábios. Ademais, a utilização desse procedimento também harmoniza a face e o sorriso, corrigindo imperfeições.

A aplicação do ácido hialurônico é bem parecida com a do botox e também traz excelentes resultados para a estética do paciente.

  • Lentes de Contato Dental

As lentes de contato é um procedimento estético onde se cobre a parte frontal dos dentes e é indicada para a maioria das necessidades de alteração da estética dos dentes. Seja quanto ao formato, cor, tamanho ou posição.

O processo pode ser feito em várias espessuras, inclusive as bastantes finas, daí o nome lentes de contato.

  • Clareamento Dental

O clareamento dental é um tratamento de harmonização realizado com substâncias químicas, que modificam a coloração dos dentes.

A principal indicação desse procedimento é a necessidade estética do paciente e o maior benefício é a satisfação pessoal com a aparência.

Portanto, nota-se que a harmonização do sorriso promove excelentes resultados. Contudo, é essencial que qualquer procedimento seja realizado por profissionais especializados e capacitados, que possuam conhecimentos odontológicos e estéticos.