A Ortodontia é a especialidade odontológica voltada a correção total dos dentes e dos ossos do maxilar que estão em uma posição incorreta.
LEIA MAIS:
Olá, mundo!
Além da questão estética, as desvantagens de dentes tortos ou desencaixados são inúmeras, desde a difícil higienização até a perda precoce devido à deterioração e doença periodontal. Além, é claro, de promover, em muitos casos, dores de cabeça, síndrome da ATM, dores no pescoço, ombro e costas devido ao estresse causado pelos músculos de mastigação.
O profissional ortodontista atua corrigindo a posição dos dentes tortos e, também, melhorando a mordida cruzada, fechando o diastema (espaço entre os dentes frontais) e colaborando, até mesmo, com a fala do paciente.
Caso você repare que seu sorriso está desalinhado, seus dentes estão entortando ou nascendo um por cima do outro, é recomendável procurar um ortodontista. A área trabalha com inúmeros aparelhos corretivos, sendo eles móveis ou fixos, de acordo com a necessidade do paciente.
Em quais casos a ortodontia é recomendada?
O ortodontista busca proporcionar um sorriso mais bonito e funcional para o paciente. O tratamento ortodôntico, que corrige a posição dos dentes, desenvolve a função correta da mastigação, deglutição e da fala, e diminui qualquer disfunção na articulação temporomandibular, é recomendado em inúmeros casos:
• Perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite;
• Falta de espaço para a correta acomodação dos dentes permanentes;
• Mordida profunda, cruzada ou aberta;
• Respiração bucal;
• Dentes tortos ou em posição incorreta;
• Diastemas;
• Hábito de sucção de dedo ou chupeta;
• Dificuldades na mastigação;
• Ruídos nas articulações;
• Maxilares desproporcionais.
Tipos de ortodontia
- Ortodontia corretiva
Esse é o tipo mais comum de ortodontia, uma vez que a maioria dos pacientes procuram auxílio quando o problema bucal já existe. A ortodontia corretiva corrige problemas de oclusão e posicionamento, sejam eles mistos ou permanentes.
- Ortodontia preventiva
Esse ramo da ortodontia busca evitar que o paciente necessite, futuramente, de fazer uso de um aparelho fixo ou passe por procedimentos intensos.
- Ortodontia interceptativa
Esse é o tipo de ortodontia mais usada em casos onde o problema ortodôntico é identificado logo em seu início. Dessa forma, pode-se evitar um tratamento complexo futuro.
Etapas do tratamento
A primeira etapa se dá com o alinhamento e nivelamento dos dentes, onde são realizadas correções de giros e posições anormais.
Após isso, ocorrem as correções transversais, onde um aparelho específico vai descruzar os dentes e começar a corrigir o problema identificado.
Posteriormente, ocorrem as correções sagitais: uma a avaliação da relação existente entre as arcadas, superior e inferior, e as correções verticais: quando existe uma diferença de encaixe da mordida na região anterior.
Para a finalização, o ortodontista inicia o posicionamento das raízes e refinamento do quadro, processo que é trabalhoso e demorado.
A última etapa se dá com a contenção, onde o aparelho fixo é retirado para colocar a contenção que irá manter a estabilidade dos dentes.
Quais os benefícios da ortodontia?
- Benefícios Estéticos
A correção dos problemas de posicionamento da arcada dentária ajuda a mudar a posição dos tecidos próximos à boca, deixando os lábios mais volumosos e bonitos.
- Funções bucais
Há vantagens consideráveis com a correção de problemas dentários e nos ossos maxilares, como a melhora da dicção, da fala e da respiração.
- Dores de cabeça
Os problemas causados pelas mordidas e mastigação podem gerar tensões musculares que promovem fortes dores de cabeça. Os tratamentos ortodônticos corrigem esses problemas e diminuem ou eliminam os sintomas.
- Problemas bucais
O endireitamento dos dentes e da mordida faz com que despareçam as áreas de acúmulo de sujeira na boca, que poderiam, futuramente, se transformar em cáries e outros problemas bucais.
- Benefícios psicológicos
Um sorriso corrigido promove uma melhora estética natural que afeta positivamente a autoestima do paciente, o que pode, inclusive, influenciar sua personalidade e suas relações sociais.