O bruxismo é, basicamente, o ato de apertar ou ranger os dentes de forma contínua, involuntária e até mesmo ritmada, que pode acontecer durante o sono ou com o indivíduo acordado.
A sua principal causa está relacionada à saúde mental de modo geral, incluindo problemas como estresse, tensão e ansiedade.
Quais são os sintomas?
- Dor nas articulações da mandíbula;
- Amolecimento dos dentes;
- Desgaste dental;
- Dores de cabeça;
- Cansaço diurno.
O que causa o bruxismo?
O bruxismo nem sempre possui uma causa definida, mas pode acontecer em decorrência de fatores neurológicos, genéticos. Além dos fatores psicológicos já citados.
Como é feito o diagnóstico?
Geralmente, o bruxismo pode ser diagnosticado durante uma consulta de rotina ou relato do paciente e/ou das pessoas que convivem com ele. Vale lembrar que, em alguns casos, a identificação do distúrbio acontece após surgirem complicações, como o desgaste nos dentes e dores na musculatura mastigatória, por exemplo.
Como tratar essa doença bucal?
O bruxismo não tem cura, apenas tratamento para aliviar as dores e evitar problemas permanentes nos dentes.
Em alguns casos, o tratamento consiste no uso de uma placa miorrelaxante, durante a noite, para evitar o desgaste dental e problemas nas articulações.
Caso haja muito desconforto ou comprometa o funcionamento da articulação, o dentista pode fazer uso local de toxina botulínica.