Pular para o conteúdo

Informações sobre Prótese Parcial Removível (PPR)

Informações sobre Prótese Parcial Removível (PPR) 1

O que é Prótese Parcial Removível (PPR)?

É um aparelho protético que substitui os dentes naturais, perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, com perda parcial de dentes. E chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento que este desejar.

Como este aparelho se fixa na boca?

Através de grampos metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares) e por um perfeito assentamento da peça sobre a gengiva das áreas desdentadas.

É possível eliminar os grampos metálicos a fim de torná-la imperceptível?

Toda PPR convencional necessita de grampos. Pode-se mudar um ou outro de posição, mas tem que se levar em conta a estabilidade da mesma.

Os grampos estragam os dentes naturais?

Não. Eles devem ser feitos com técnicas corretas e o portador deve higienizá-los cuidadosamente, bem como os dentes naturais e o aparelho, pois o que causa a cárie é a placa, bactérias que se fixa no dente natural e nas superfícies dos grampos. Sem a presença dessa placa bacteriana, o dente se manterá sadio (com grampos).

Como deve se fazer para higienizá-los?

A prótese deverá ser removida para limpeza sempre após a ingestão de alimentos. Deve-se utilizar escovas especiais que facilitem a limpeza das superfícies internas – por exemplo, escova cilíndrica, do tipo usado para limpeza de armas. Remover bactérias, fungos e restos de alimentos do aparelho é tão importante quanto a limpeza dos dentes naturais. Para todo paciente portador de próteses, é necessário fazer visitas periódicas ao dentista, já que é considerado paciente dentado. De uma forma profissional, é preciso verificar o funcionamento da prótese e fazer a higienização dos dentes e do aparelho.

É fácil se adaptar a elas?

Todo início do uso de uma prótese nova exige um pouco de persistência, pois, por mais que o paciente já tenha uma outra que está sendo substituída, tende-se a estranhar um pouco esta troca. Mas, sempre existe essa adaptação ao novo.

Deve-se retirar a PPR para dormir?

Não, desde que ela apresente condições de retenção, suporte a estabilidade e não esteja causando nenhum desconforto aos dentes ou aos tecidos gengivais.

5/5 - (1 vote)