1. O que é a dentadura?
Dentadura é uma prótese que recobre toda a gengiva de suporte – daí o nome prótese total – e que está indicada para o tratamento de pacientes totalmente desdentados. Confeccionada em resina acrílica, tem como vantagens recuperar a mastigação e estética do sorriso e diminuir a velocidade de reabsorção das arcadas dentárias.
2. Quais são as indicações para o tratamento com dentaduras?
A indicação mais comum é a recuperação estética e funcional (mastigação e fala) de pacientes desdentados – ou cujos dentes ainda presentes estão em condições incompatíveis com a saúde e mastigação. Em outras situações, é indicada como prótese provisória para pacientes em tratamento com implantes dentários ósseointegrados.
3. É verdade que, com o passar dos anos, fica cada vez mais difícil a adaptação a próteses dentárias removíveis tipo dentadura e ponte móvel?
Sim. O envelhecimento diminui a espessura e qualidade (falência na produção de colágeno) das gengivas e mucosas orais. Além disso, outros problemas como a diminuição do fluxo salivar e perda do tônus e potência muscular contribuem para o aumento da dificuldade de uso de dentaduras em pacientes idosos.
4. De quanto em quanto tempo é preciso trocar este tipo de prótese dentária?
Próteses dentárias removíveis, segundo diversas pesquisas odontológicas, precisam ser trocadas de 6 em 6 anos para que os dispositivos estejam em contato saudável com o osso remanescente constantemente reabsorvido e compensar o desgaste do material utilizado na confecção dos dispositivos.
5. O que pode acontece quando eu não troco a minha prótese removível em até 6 anos de uso?
São vários os problemas que podem aparecer, como a perda da eficiência mastigatória, estética deficiente pelo envelhecimento do material utilizado, aceleração da velocidade de perda do osso de suporte pela perda de qualidade da adaptação da prótese às gengivas, crescimento das gengivas (hiperplasia), risco para câncer bucal pelo trauma provocado por próteses desadaptadas, entre outros problemas.